É daquelas pessoas que desconfia de ter um software na Cloud? Então prepare-se porque “ela” veio para ficar e já tem muitos dos seus dados!

 

As soluções de software e os sistemas na Cloud já estão totalmente enraizados nas rotinas do dia-a-dia, de tal forma que ficamos muito admirados quando falamos com alguém que desconfia desta nova realidade, que é inevitável para todos nós. Por vezes ficamos com a nítida sensação que as pessoas que rejeitam esta realidade, ainda não se aperceberam que consomem serviços na Cloud todos os dias. Hoje basta termos coisas simples como um smartphone, um computador, uma conta bancária, um email, tv por cabo ou um perfil no facebook, para estarmos a consumir serviços Cloud. Por estes motivos, quando alguém desconfia das soluções Cloud, ficamos sempre na expectava de ver essa pessoa a escrever uma carta na máquina de escrever, numa casa algures num monte sem rede móvel e que a sua empresa ainda privilegie o fax para comunicar!

 

Naturalmente que não é isso que esperamos, pois temos plena consciência que as pessoas trabalham imenso para criar os seus negócios e estão naturalmente assustadas, que haja um acesso fácil à informação e como diz o provérbio “DEPOIS DA CASA ROUBADA, TRANCAS À PORTA.” Por isso mesmo, importa desmistificar alguns mitos e dar-lhe 10 grandes razões para subscrever um software na Cloud:

 

  1. Mobilidade — com um sistema Cloud não está dependente do escritório. Acabe com as noitadas e os fins-de-semana a organizar serviços ou a facturar, faça-o no quentinho do seu lar, numa esplanada, numa casa de campo ou até enquanto vê os seus filhos a brincar no parque.

  2. Acessibilidade — deixe de andar carregado com o computador e com pastas para todo o lado, guarde tudo na Cloud e aceda do telemóvel, do tablet, do computador de casa, do computador de um amigo, do computador do hotel, etc. Escusado será dizer que as passwords são como as chaves de sua casa ou do seu carro, é para estarem consigo e não para dar a toda a gente ou deixar em todo o lado.

  3. Redução de custos — esqueça as facturas pesadíssimas de milhares de euros em compras de software, servidores, discos, mobiliário e toda aquela “tralha” informática, que no momento em que era comprada pensávamos que ia durar 20 anos, mas depois ao fim de 3 já estava desactualizada.

  4. Manutenção — acabe com aquelas visitas dos informáticos a valores proibitivos, para fazer não sei bem o quê e que param a sua empresa durante horas. Subscreva soluções preferencialmente com suporte e manutenção incluídas e que o podem ajudar no imediato, à distância ou numa hora que lhe seja mais conveniente.

  5. Sempre actualizado — não precisa mais das atualizações dolorosas e caras, esteja sempre na ultima versão, com as melhores funcionalidades e com os erros corrigidos. Tudo acontece como se fosse magia, durante a noite os sistemas actualizam-se e no dia seguinte tem novidades úteis para o seu dia-a-dia e o erro que tinha reportado já foi corrigido.

  6. Um fato à sua medida — com uma solução Cloud pode engordar ou emagrecer o seu negócio, que tudo se adapta ao momento e circunstância que está a viver.

  7. Segurança informática — pensa que é fácil roubar dados num data center? Desengane-se é muitíssimo mais fácil roubar dados do seu computador ou do servidor da sua empresa. Qualquer data center tem regras rigorosas de segurança, apenas necessita de se preocupar em cumprir as suas. Mais uma vez reforçamos, que as passwords são como a chave de sua casa ou do seu carro, é para estarem consigo e não para dar a toda a gente ou deixar em todo o lado.

  8. Segurança física — durma descansado as cópias de segurança (backups) estão a ser feitos, não falham e há redundância da informação. Não corra riscos de perder informação com assaltos, incêndios e inundações.

  9. Integração — este tipo de soluções estão preparadas para se ligarem com outras, permitindo que a sua empresa consiga estar totalmente integrada. Ligue o ERP ao GPS e conecte os camiões ao CRM, tudo ligado ao seu dispor.

  10. Colaboração e conexão — hoje em dia já não basta olharmos só para dentro, temos que estar completamente conectados com os nossos Clientes, com os nossos fornecedores e com os nossos parceiros de negócio. Só com soluções Cloud conseguirá ligar toda a comunidade em torno da sua empresa, tendo em vista a sustentabilidade e sucesso do seu negócio.



Resumindo, se quer verdadeiramente aumentar resultados, prestar um serviço melhor e ser mais eficiente, use e abuse das soluções Cloud. Se quiser desacelerar o ritmo, então aí concordamos que se mantenha a usar a disquete ;-)

 


Partilhar Artigo: